Pinóquio com alma

Pinóquio com alma

por Roberto Muniz Dias, sábado, 17 de setembro de 2011 às 08:20 FACEBOOK

Quero voltar a ser Pinóquio. Prateleira limpa, lugar exposto. Cansei de terem-me nos braços, manipulando meus passos, meu molejo, minha personalidade de boneco. Antes eu queria ser humano. Viver como quem me criou; ou viver como os outros viviam. Eu vivia um sonho de criança de madeira articulada. Queria subir árvores, criar um roseiral e ser um homem como meu pai. Eu queria ser tanta coisa pouca, sem capas de super-homem, nem braceletes de mulher maravilha – até então nem sabia que poderia ser. Mas isso não importa. Teve um tempo que pulei da prteleira e brinquei sozinho, dando cada passo de forma tosca e desajeitada. As mãos trêmulas. Ainda sentia que não podia fazer muita coisa sozinho.

Eis que Pinóquio quis voltar do menino ao boneco. Estava cansado de ser um humano fraco, de pernas finas, olhar de vidro e nariz de mentiroso. Eu mentia a mim mesmo que longe de meu criador eu seria melhor. Mas o que mais procurava era encontrar um igual a mim. Lá de cima da prateleira apenas avista os pequenos ursinhos; as bonecas de pano envelhecido e as bolas de gude. Mas eu queria alguém com o mesmo sonho que o meu, de ser humano, de amado de uma forma diferente.

Pulei com o último impulso. Achei meu lugar. Fiquei sentado esperando o olhar humano admirado com minhas articulações de mentira, que não me podiam movimentar, senão pela vontade dos outros. Mas dei de cara com o destino. Não é assim que falam dos que se entregam a prateleira, a vitrine da vida? Pois é, estou aqui de novo.

Quem vai querer um Pinóquio genioso que quer ser humano e não mais um brinquedo; e às vezes quer sair da humanidade e voltar a ser um brinquedo sem dono?

2 comentários em “Pinóquio com alma

Deixe um comentário

