FUNDAÇÃO CULTURAL MONSENHOR CHAVES-FCMC/THE-PI DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO LITERÁRIO NOVOS AUTORES 2009

Depois de vários meses de análise minuciosa, a Coordenação de Editoração e Literatura da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves divulga o resultado do Concurso Novos Autores Edição 2009 e o Concurso de Contos Cidade de Teresina. No total, foram 14 obras contempladas pelos dois concursos.

O Concurso Literário Novos Autores – Prêmio Cidade de Teresina- contempla os talentos com a publicação de suas produções nas categorias Pesquisa Histórica sobre a Realidade Piauiense, Ficção, Poesia, Peça Teatral e Literatura Infantil.

Na categoria Pesquisa Histórica, o primeiro lugar ficou com a obra “Entre vaqueiros e fidalgos: Sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850)”, de Marcelo de Sousa Neto. O segundo lugar foi “Desafiando o olhar de medusa: A modernização e os discursos modernizadores em Teresina nas duas primeiras décadas do século XX”, de Pedro Pio Fontineles Filho. O terceiro foi “A morte pelo olhar do poeta: Uma trajetória entre a vida e a morte no início do século XX em Teresina”, de Nercinda Pessoa da Silva Brito.

Na categoria Ficção, o primeiro colocado foi “História de finado Félix”, de Antonio de Pádua Oliveira da Silva. O segundo foi “Adeus a aleto”, de Roberto Muniz Dias, seguido de “Cavalgadas”, de Danielle Tocantins Moura Costa.

A categoria Poesia contemplou a obra “Passeio público”, de Ricardo dos Santos Batista, em primeiro lugar, seguido de “Objetos cortantes e outros brinquedos”, de Shenna Luíssa Motta Rocha.

As melhores obras na categoria Peça Teatral foram: “A viagem da mochila”, de Jean Pessoa do Nascimento. O segundo lugar ficou com “Meu nome é João Penúvem” de Lorena Campelo e Marina Marques.

A categoria Literatura Infantil premiou a obra “A palafita andante”, de Alexandre Gomes de Carvalho, em primeiro lugar, seguido de “O verdadeiro amigo”, de Deivison de Sousa Santos, e “O roubo do vento”, de Emanuely Silva Costa.

As obras classificadas em primeiro lugar em cada categoria terão publicados 1 mil exemplares pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Os segundos e terceiros classificados de cada categoria serão outorgados menção honrosa.

O Concurso de Contos Cidade de Teresina premiou apenas uma obra: “Memórias das dores”, de Glauber dos Santos Teixeira. O prêmio atribuído pelo Concurso será de R$ 1.000,00 e publicação do trabalho na Revista “Cadernos de Teresina” edição de nº. 43.

Os autores que se inscreveram nos concursos têm 60 dias a partir da divulgação do resultado para buscar suas obras junto a coordenação.

CATEGORIA PESQUISA HISTÓRICA:

1º Lugar: Obra: Entre vaqueiros e fidalgos: Sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850) Autor: Marcelo de Sousa Neto

2º Lugar: Obra: Desafiando o olhar de medusa: A modernização e os discurso modernizadores em Teresina nas duas primeiras décadas do século XX. Autor: Pedro Pio Fontineles Filho

3º Lugar: Obra: A morte pelo olhar do poeta: Uma trajetória entre a vida e a morte no início do século XX em Teresina. Autora: Nercinda Pessoa da Silva Brito

Confira o resultado completo

CATEGORIA FICÇÃO:

1º Lugar: Obra: História de finado Félix. Autor: Antonio de Pádua Oliveira da Silva

2º Lugar: Adeus a aleto. Autor: Roberto Muniz Dias

(http://www.clubedeautores.com.br/book/12643–ADEUS_A_ALETO)

3º Lugar: Cavalgadas. Autora: Danielle Tocantins Moura Costa

Obras citadas: O resgate de Penélope, de Karolline Maria dos Santos Paiva, e Tudo ao seu tempo, de Ana Maria Oliveira Cunha

CATEGORIA POESIA:

1º Lugar: Obra: Passeio público. Autor: Ricardo dos Santos Batista

2º Lugar: Obra: Objetos cortantes e outros brinquedos. Autor: Shenna Luíssa Motta Rocha

Obras citadas: Conde do sol e lobotomia, de Isaque de Moura Gonçalves Neto, Meia faces de Lilin, de Elizabeth Carvalho Medeiros e Bicho home, de Rafael de Sousa Franco

CATEGORIA PEÇA TEATRAL:

1º Lugar: Obra: A viagem da mochila. Autor: Jean Pessoa do Nascimento

2º Lugar: Obra: Meu nome é João Penúvem. Autor: Lorena Campelo e Marina Marques

CATEGORIA LITERATURA INFANTIL

1º Lugar: Obra: A palafita andante. Autor: Alexandre Gomes de Carvalho

2º Lugar: Obra: O verdadeiro amigo. Autor: Deivison de Sousa Santos

3º Lugar: Obra: O roubo do vento. Autora: Emanuely Silva Costa

RESULTADO DO CONCURSO DE CONTOS CIDADE DE TERESINA EDIÇÃO/2009

1º Lugar: Memórias das dores – de Glauber dos Santos Teixeira

NÃO HOUVE PREMIAÇÃO PARA SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES.

Anúncios

5 comentários em “FUNDAÇÃO CULTURAL MONSENHOR CHAVES-FCMC/THE-PI DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO LITERÁRIO NOVOS AUTORES 2009

  1. ler é uma convicção de idéias e pensamentos….
    LER TAMBÉM É UM EXERCÍCIO!!!!!!!!!!!

  2. Oi fiquei em segundo lugar no concurso novos autores na categoria literatura infantil. tenho 14 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s