A experiência de Sr. Guy Ritchie

A experiência de Sr. Guy Ritchie

Não dá para não comparar o pastiche de sua própria obra, pois em Sherlock Holmes, Guy Ritchie revive cenas de um de seus filmes, Clube de luta, claramente. E ao ver Mr. Holmes lutando feito Bruce Lee em seu estilo marcial bêbedo-palhaço, fez-me recordar que realmente nada é novo. Tudo se reinventa e se mistura.

O Mr. Holmes de Guy vai se parecer com o clássico de Sr. Arthur Conan Doyle nas cenas de meticulosa e apurada descrição dos golpes a serem articulados. As cenas antecipam suas investidas, explicando com toques sarcásticos os resultados advindos. Então a cena é liberada em seu ritmo normal, revelando um recurso simples, mas que dá um charme na composição do personagem que Guy sequer quis saber através dos Cães de Baskeville, por exemplo.

Fui ao cinema observar um trabalho sem fundamento na obra do próprio criador- confessadamente Guy disse não ter lido nada de Doyle. Mas reconheço que, em que pese a falta de referências mais óbvias, todo o clima de mistério e suspense foi accomplished  no final do filme, quando os traços deixados por Lord Blackwood começaram a sair do plano mágico-metafísico, para as explanações bastante científicas  do competente Mr. Holmes.

Depois dos relatos de Robert Downey Jr. acerca do Holmes de Guy Ritchie, sou levado a acreditar que no mínimo seu Holmes é avesso a mulheres. Fica a impressão de um homem frio, cômico e sarcástico; refreando o enlace de Watson e Mary- por ciúmes, talvez- e se esquivando de uma  sedutora mulher. Devo confessar que ficou no ar esta sugestão que Robert Downey Jr soube bem capturar- transpassar-, atuando como o Holmes de Guy Ritchie.

Anúncios
por Roberto Muniz Dias Postado em Sem categoria Com a tag

Um comentário em “A experiência de Sr. Guy Ritchie

  1. Achei o filme algo literario e pop como o obra do Dan Brown.A relação de Holmes e Watson me lembrou a de Wilson e Dr. House.O Downey Jr. trouxe uma mistura trágica,comica e movimentada que ele encarnou no Homem de Ferro.Enfim:Um Sherlock atual,interessante e divertido. Um sinal de que nossa época não é tão ruim assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s