Percepções momentâneas

            O metrô me deixou com a parede no rosto. Enquanto meu pensamento queria se fixar na paisagem. A parede, a parede. Claro que posso ver qualquer pessoa. Todos os semblantes são de certa expectativa. Hoje é sexta-feira. E quando o metrô anda, o pensamento não para de querer uma reflexão.

            O elevador, pela manhã, sempre sobe. E eu com meu copo na mão cheio de bom dia. “Bom dia, bom dia!” Mas o que realmente tudo isso representa? Ainda no contexto das passagens fotográficas reside o pensamento fixo no nada. Mas sempre a pensar de certo modo, se formos inquiridos, a resposta sempre retrata: “Estou pensando na vida”.

            O suco é bebido junto com  o alimento. Vem mais um bom dia. E paro pra pensar em mim dentro do metrô. Cheio de pessoas. E eu posso olhar para qualquer pessoa.

            Qualquer pessoa lá dentro se vê alinhada ou com a paisagem ou com a parede. Que deve pensar enquanto paisagem? O que deve pensar enquanto parede? Eu mesmo, enquanto defronte a parede, começo a delinear o pensamento. Vem algo parecido com o futuro de minhas palavras; de meus tormentos. Aí vem a parede que se fixa diante de mim. Então começo a pensar em nada. O metrô se move lentamente. A paisagem se volta contra a retina e começo a pensar na vida, mas com a velocidade das paisagens, começo a pensar em nada.

             O livro que tenho em mãos parece ser bom, mas inicio uma viagem até o íntimo da personagem e clareio certas idiotices em mim. Por que pensar em tronco seco se não há água? Será que sou tronco seco que não dá frutos? Na imagem que faço da personagem perdida em dúvidas vejo o reflexo torto dela em minha frente; em frente ao vidro da janela veloz do metrô. O pensamento, a imagem e a personagem se confundem na velocidade pensada do reflexo. Penso em nada. Penso na parede alinhada com meu rosto. Penso na vida.

Deixe um comentário

